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Junho 9, 2020

O ano letivo das escolas públicas do Distrito Federal tem dados para retorno: 29 de junho. Mas o processo educacional será realizado de forma totalmente adaptada ao novo cenário de pandemia de coronavírus. Como as aulas serão virtuais, os alunos terão acesso aos conteúdos e realizarão atividades por computador, celular e tablet, enquanto as emissoras de televisão passarão materiais elaborados pela Secretaria de Educação. O modelo é resultado de pesquisas e debates sobre os melhores caminhos para minimizar ou impactar a suspensão de aulas presenciais, impedir a disseminação do covid-19. Com o novo método, os professores reinventam-se e os alunos também têm novas adaptações, mas uma estratégia não é consensual.

A democratização do ensino a distância é um dos principais pontos refletidos. De acordo com o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), 127 mil estudantes não têm internet em casa e 5 mil professores regentes da capital não têm computador, o que levantou críticas sobre os alunos que seriam excluídos do novo modelo. Porém, a Secretaria de Educação afirma que quem não tiver acesso às tecnologias poderá receber materiais impressos, um dos meios pensados para ampliar o ensino, junto à transmissão de conteúdos pela tevê e a gratuitidade da plataforma Google Sala de Aula. Outra preocupação que vem sendo debatida diz respeito à reflexão de que educação não é simplesmente transmissão de conteúdo. Por isso, educadores tentam entender o momento, adequar metodologias e se preparar para as aulas do novo normal da sala de aula.

Especialistas dizem que, apesar dos problemas do modelo a distância, esse pode ser um bom momento para ampliar estratégias de metodologias ativas, em que o educando participa mais do processo de aprendizagem. “Agora, os estudantes podem se tornar ainda mais protagonistas do que geralmente se observa nas salas de aula presenciais. Mas é necessário compreender que não se pode simplesmente reproduzir a mesma estratégia de uma aula presencial. O professor pode utilizar mídias diferentes e fornecer meios para que os estudantes possam contribuir com novos materiais. Então, ele deve conhecer os recursos digitais para interação com a turma, porque, na esfera digital, é mais fácil ficar entediado com um ensino meramente conteudista”, analisa o professor Ricardo Fragelli.

Ele ministra um curso virtual voltado para estratégias pedagógicas da educação on-line, tem no currículo o prêmio Santander Universidades, de 2015, pela melhor metodologia de apoio ao aluno do país, e acredita que há um universo grande a se explorar por meio da tecnologia. “Por exemplo, se o professor utiliza um jogo simples de perguntas e respostas durante a aula, pode verificar o rendimento de cada estudante e indicar desafios, jogos, pesquisas e outras atividades de forma personalizada para o pós-aula. E sempre dando apoio individualizado, estando atento aos estudantes com dificuldades, mantendo contato próximo e fazendo-os se sentir parte de um grupo”, explica Ricardo.

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A vida em fluxo pela arte de Ser A vitrine digital da arte que expressa obras ÚNICAS para quem valoriza o encontro com a própria AUTENTICIDADE, a fim de viver com ALEGRIA e SAÚDE. O encontro com a sua natureza desperta a sua fortaleza, seus recursos e então você passa a ser um agente de inspiração para o mundo, ao simplesmente SER. Aqui criamos uma sintonia entre amigos que valorizam a arte, a natureza, a autenticidade, o conhecimento, a qualidade, a saúde e a liberdade. Etimologia Flow + Floema = Flowema Flow - fluxo (do inglês: flow) é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caraterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. Estado de alto desempenho por fazer aquilo que ama. Floema - tecido vascular vegetal formado principalmente por elementos crivados, cuja função principal é o transporte de água, sais minerais e compostos orgânicos produzidos pela fotossíntese, além das funções de sustentação e reserva.

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